sexta-feira, 17 de abril de 2009

METODOLOGIA DO ENSINO DE PORTUGUÊS - LETRAS C7

DINAMICA - STOP


Eliete Batista Machado Oliveira
Leia Mendes da Silva
Suzana Mendes da Silva
Vilmonete Ferreira Machado Pires Ribeiro

Material:
Tabela com o nome das classes de palavras;
Tiras de cartolina com frases;
Caneta e ou lápis.
Objetivo:
Despertar no educando a curiosidade, habilidade, participação, agilidade e raciocínio, interação e domínio de conteúdo.

Metodologia:
Com empenho e concentração a dinâmica pedagógica será desenvolvida individual ou em dupla, procurando motivar o aluno e despertar a participação e agilidade para a revisão de conteúdo.
No decorrer, o professor mostra uma frase escrita na tira de cartolina.
Por Ex: Ontem a meninada estava animada, pois iria participar de um campeonato de futsal, onde João seria o craque.
Com agilidade o aluno procura preencher a tabela, pois quem primeiro terminar, grita: STOP, e os demais por determinação têm que parar. Em seguida será feita a correção pelo professor. Cada acerto vale um ponto.
Prosseguindo, o professor, mostra outra frase e assim por diante.
A dinâmica foi desenvolvida numa 1ª série do Ensino Médio e poderá ser executada em qualquer área de ensino e em qualquer série do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.