sábado, 23 de maio de 2009

PROJETO PARA FEIRA DE CIÊNCIAS - BIOLOGIA C8

PROJETO – FEIRA DE CIÊNCIAS
PRESERVAÇÃO DA FAUNA BRASILEIRA
HELDER TORRES e VÍTOR ALVES

TEMA: As Aves da Caatinga
PROBLEMA:
Sabemos que a caatinga tem uma fauna rica em animais pequenos como: répteis, mamíferos e aves, com algumas espécies em risco de extinção. As aves são o nosso objeto de investigação neste projeto, com qual pretendemos responder as seguintes questões: Quais aves ainda existem nos focos de caatinga do município de Lapão? Como elas sobrevivem? Houve mudança de hábitos em função do desmatamento? Quais aves desapareceram ou estão em processo de extinção?

OBJETIVO GERAL:
Investigar a existência de quais aves típicas da caatinga ainda existe nos focos de mata existentes no município de Lapão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Conhecer as aves existentes no bioma caatinga em geral;
· Investigar as aves que habitam/habitava a caatinga no município de Lapão;
· Fazer um levantamento das aves existentes hoje;
· Catalogar essas espécies e lançar campanha de conservação/preservação, para evitar a extinção.
JUSTIFICATIVA:
Apesar das dificuldades socioeconômicas do sertão e da imagem de solo e vida pobres, cientistas brasileiros revelam o lado rico em biodiversidade da caatinga, único ecossistema totalmente compreendido em território nacional. Biólogos listam as espécies de répteis, aves e mamíferos encontradas na região e alertam: é preciso criar, o quanto antes, pelo menos oitenta áreas de preservação nos 800.000 km2 de semi-árido.
A caatinga é um ecossistema diferenciado dos demais pelo fato de ser o único que se situa totalmente dentro dos limites territoriais brasileiros. A biodiversidade ali encontrada sempre foi considerada pobre, quando comparada à de ecossistemas como o Pantanal Mato-grossense ou à Floresta Equatorial da Amazônia, que abrigam milhares de espécies endêmicas da fauna e da flora. Mas um olhar um pouco mais apurado sobre a biologia da caatinga revela surpresas no que diz respeito à riqueza de sua biodiversidade.
A caatinga é o nosso bioma, embora o desmatamento quase destruísse completamente, ainda restam alguns focos de mata “quase” virgem, onde se podem observar algumas espécies de aves, como azulão, sofrê, concriz, caboré, cardeal, fura barreira, galo de campina, gavião de rapina, gavião pé-de-serra, gavião rasga rola, golinha, juriti, cata-capim, papa sebo, rolinhas branca e cafufa, salta estaca, soldadinho, tiziu, tetéu, várias espécies de beija-flor e outros.
Já foram identificadas no bioma da caatinga: 17 espécies de anfíbios; 44 de répteis; 695 de aves e 120 de mamíferos. Um total de 876 espécies animais, pouco se conhecendo em relação aos invertebrados. Descrições de novas espécies vêm sendo registradas, indicando um conhecimento botânico e zoológico bastante precário deste ecossistema, que segundo os pesquisadores é considerado o menos conhecido e estudado dos ecossistemas brasileiros.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada irá culminar na montagem de uma FEIRA DE CIÊNCIAS, onde serão apresentadas outras pesquisas/projetos sobre os animais do bioma caatinga.
· Estudo de textos e pesquisa na internet pelos alunos; serão utilizados textos xerografados, textos de revistas, jornais, livros e internet, leitura de imagens, documentários e filmes, como instrumentos para a realização da compreensão do conteúdo proposto, utilizando as novas tecnologias (computador, Internet, TV e DVD).
· Aula Viva: aula realizada fora do ambiente escolar, com observação, pesquisa, entrevista e produção de um pequeno livro com imagens e textos sobre as aves da caatinga existentes no município de Lapão, utilizando como recursos câmera fotográfica, papel ofício, computador, internet (divulgação em blog) e etc.

CRONOGRAMA:
Este projeto será executado durante o Estágio Supervisionado I, no Ensino Fundamental II, como Atividade Extraclasse.
Pesquisa Bibliográfica: 03 a 07/08/2009
Pesquisa de Campo (aula viva): 10 a 14/08/2009
Feira de Ciências: 22/08/2009

REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_esp%C3%A9cies_de_animais_da_Caatinga
http://www.portaldovestibular.com/
http://cienciahoje.uol.com.br/2126

segunda-feira, 18 de maio de 2009

IV SEMINÁRIO PRESENCIAL - LETRAS C7

A turma de Licenciatura em Letras Português/Inglês, apresentou no dia 09/05/2009 o IV Seminário Presencial, concluindo assim, os trabalhos do 4º período (semestre).

Vejam as imagens!









































































Parabéns! Sejam bem-vindos ao 5º periodo!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

SEMINÁRIO PRESENCIAL IV - HISTÓRIA - C7

A turma de História do Circuito 7, apresentou no dia 27/04/2009 (Segunda-feira), o Seminário Presencial IV, concluindo assim, o 4º periodo (semestre).

Os grupos apresentaram e discutiram temas relevantes para a prática pedagógica do ensino de História no Ensino Médio e, contou com a participação da Professora Maria das Graças Carvalho, Licenciada em Ciências Sociais, Bacharel em Ciências Políticas, Especialista (pós-graduação) em Metodologia do Ensino Superior e Planejamento e Sistemas de Educação a Distância, que falou sobre o Papel do Professor de História e respondeu perguntas de alunos de todos os grupos.

Alunos da turma de História e a Professora Maria das Graças (convidada) - a 6ª da esquerda para a direita.

PARABÉNS! Neste Seminário percebemos o crescimento intelectual/conhecimento de toda a turma! Só há uma forma de crescer! Estudando! SEJAM BEM-VINDOS AO 5º PERÍODO (SEMESTRE)!

OUTRAS IMAGENS DO SEMINÁRIO: