quarta-feira, 1 de julho de 2009

PROJETO DE ESTÁGIO - BIOLOGIA - C8

CONTEXTUALIZANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS MEDIADA PELAS PESQUISAS DE CAMPO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Helder Torres e Vítor Alves

IDENTIFICAÇÃO DA INSTUTIÇÃO:

Este projeto será executado numa turma de 7ª série da Escola Municipal Antônia Gaspar, localizada no Povoado de Rodagem, município de Lapão, Estado da Bahia, pelos estagiários Helder Torres de Oliveira e Vitor Alves de Souza Lima, alunos do curso de Biologia da FTC EAD, Unidade Pedagógica de Lapão-BA.


TEMA:

Diante dos estudos e pesquisas efetuados e das observações realizadas numa escola da Rede Municipal de Lapão-Ba, numa turma de 7ª série, percebe-se que os alunos enfrentam dificuldades de compreensão dos conteúdos de ciências, pois, eles não conseguem contextualizar esses conteúdos com o seu cotidiano, devido ao fato dos professores ainda ensinarem a disciplina de forma tradicional, utilizando na maior parte do tempo o livro didático e os exercícios contidos nele, transformando o ensino de Ciências num momento sem atrativo para os alunos. Diante de tudo que foi estudado e observado, resolvemos elaborar o nosso projeto de estágio: Contextualizando a Prática Pedagógica no Ensino de Ciências mediada pelas Pesquisas de Campo e as Novas Tecnologias, para intervir nessa situação, contemplando não só o problema de metodologia do professor como também as dificuldades dos alunos com a compreensão dos conteúdos estudados.


JUSTIFICATIVA:

Durante as observações realizadas na escola, percebemos a falta de interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado e às atividades propostas pelo professor, principalmente no uso do livro didático. O foco deste projeto de estágio é propor estratégias diversificadas para as atividades e motivar os alunos a participarem como agentes de construção de conhecimentos.
A realidade educacional brasileira atual está no momento muito difícil em todos os aspectos no nível estrutural, na falta de interesse dos alunos, a falta de capacitação dos profissionais na área de ciências, principalmente no ensino fundamental, tendo como desdobramento a má formação universitária. Estes fatos nos fazem refletir sobre formas de melhorar a qualidade do ensino e conseqüentemente diminuir a evasão e repetência escolar.
O ensino de Ciências é fundamental para a formação dos alunos, pois, abrange conteúdos significativos para a vida cotidiana fora da escola, como: meio ambiente, saúde, alimentação, orientação sexual, entre outros.
A concepção do Ensino de Ciências Naturais proposta pelo PCN é de suma importância para o desenvolvimento do aluno, pois é uma concepção que busca a aprendizagem através da prática, isso reforça e dá mais significado a mesma, levando o próprio aluno a buscar o conhecimento através de investigações, levantamento de hipóteses, trabalhando de forma a redescobrir conhecimentos. A preocupação de desenvolver atividades práticas começou a ter presença marcante nos projetos de ensino e nos cursos de formação de professores. O objetivo fundamental de ensino de Ciências Naturais passou a ser dar condições para o aluno vivenciar o que se denominava método cientifico, ou seja, a partir de observações, levantarem hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando for o caso.
No Brasil, o ensino de ciências tem pouca ênfase dentro da educação básica, apesar da forte presença da tecnologia na vida das pessoas e do lugar central que a inovação tecnológica detém enquanto elemento de competitividade entre as empresas e as nações. Evidência da falta de atenção dispensada à formação na área de ciências neste país é o enorme déficit de docentes de física, química, matemática e biologia, calculado em 200 mil segundo o próprio Ministério da Educação.
Enquanto isso, em diversas partes do mundo, inclusive da América Latina, tem-se experimentado o impacto positivo do ensino de ciências sobre a qualidade da educação. Argentina, Uruguai, Chile, Costa Rica, Cuba detêm os melhores indicadores educacionais da região e são exemplos de países que perceberam que o ensino das ciências pode ser muito importante e produtivo.
O impacto do ensino de ciências sobre a qualidade da educação se deve ao fato de que ele envolve um exercício extremamente importante de raciocínio, que desperta na criança seu espírito criativo, seu interesse, melhorando a aprendizagem de todas as disciplinas. Por isso, se a criança se familiariza com as ciências desde cedo, mais chances ela tem de se desenvolver neste campo e em outros.
O conhecimento científico e as novas tecnologias são fundamentais para que a população possa se posicionar frente a processos e inovações sobre os quais precisa ter uma opinião a fim de legitimá-los. Costuma-se dizer que, no mundo contemporâneo, o capital mais importante de um país é o conhecimento. O conhecimento, contudo, depende da formação de pessoas capazes de produzi-lo. E num país com as características do Brasil, com um numeroso contingente de crianças e jovens em idade escolar, não é exagerado dizer que este é o bem mais valioso que se tem à disposição, o qual pode se converter em vantagem competitiva se esse potencial for bem aproveitado por meio de uma educação de qualidade.


OBJETIVO GERAL:
Promover uma melhoria qualitativa no processo de ensino - aprendizagem da disciplina Ciências na turma de 7ª séries do Ensino Fundamental, utilizando a pesquisa de campo e as novas tecnologias como norteadores da prática pedagógica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica;
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
• Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
• Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
• Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
• Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.


METODOLOGIA:
Pretendemos propor aos alunos atividades que despertem o interesse e o gosto pelos conteúdos de ciências, contextualizando-os, mediante as pesquisas de campo e as novas tecnologias.

1- Estudos e pesquisas utilizando textos xerografados, textos de revistas, jornais, livros e internet, leitura de imagens, documentários e filmes, como instrumentos para a realização das pesquisas de campo e nos uso das novas tecnologias (computador, Internet, TV e DVD), para a construção do conhecimento.
2- Produção de pequenos documentários acerca das pesquisas de campo realizadas.
3- Apresentação de trabalhos em grupo, utilizando como recurso equipamentos como: TV, DVD, Aparelho de som, Computador, Data Show, Câmeras fotográfica e filmadora.
4- Aulas expositivas e explicativas tendo como recurso o quadro, lápis e retro-projetor, etc.

RECURSOS:

MATERIAIS: TV, DVD, Aparelho de som, Computador, Data Show, Câmera fotográfica, Filmadora. , Filmes, Documentários, retro-projetor, livros, revistas, jornais, textos da internet, fotografias, quadro negro, papel metro, ofício, cartolina, lápis, caneta, lápis de cor, lápis piloto, tesoura, cola, fita adesiva e etc.
• HUMANOS: Alunos, professor e estagiários.


CRONOGRAMA:

MÊS ATIVIDADES PARA DESENVOLVER
JULHO
• Apresentação do projeto para os professores e a direção da escola;

• Apresentação do projeto para os alunos da turma de 6ª série da escola;
• Início das atividades de co-participação.
AGOSTO
• Término da co-participação;

• Início das atividades de regência;
• Atividades extraclasses com os alunos, professores, pais e comunidade.
SETEMBRO
• Término das atividades de regência;

• Atividades extraclasses com os alunos, professores, pais e comunidade;
• Encerramento do estágio.
• Produção do relatório parcial individual.

AVALIAÇÃO:
A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos. Neste projeto a observação individual e coletiva dos alunos fará parte da prática do aluno/estagiário tanto no período de co-participação quanto no de regência.
Segundo Hoffmann (2002) Avaliação e aprendizagem são termos que assumem múltiplas dimensões porque estão atrelados a diferentes concepções. Em primeiro lugar, avaliar é, por essência, o ato de valorar, de atribuir valor a algo, de perceber as várias dimensões de qualidade acerca de uma pessoa, de um objeto, de um fenômeno ou situação. Estas percepções da "qualidade" do objeto avaliado poderão ser positivas ou negativas para aquele que avalia, e como os avaliadores são pessoas diferentes, tais avaliações serão sempre subjetivas e arbitrárias (no sentido do livre-arbítrio de quem opina a respeito).
Neste projeto de estágio iremos tratar da avaliação enfocando os processos qualitativos - os instrumentos de avaliação qualitativos utilizados serão a observação e o acompanhamento diário dos alunos, individualmente e em grupo, acerca do processo de ensino/aprendizagem, enfocando os aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais.


REFERÊNCIAS:
HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliando redações: da escola ao vestibular. Porto Alegre: Mediação, 2002.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Ciências Naturais – 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
http://www.cienciahoje.pt/3985
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/aas/aastxt4.htm