quarta-feira, 10 de março de 2010

POR QUE É IMPORTANTE LER?

Kelly Consuelo Coimbra

Aluna de Letras da FTC- EAD

Podemos considerar a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola tem que realizar, mas é importante ressaltar que, para isso o professor deve ter consciência da necessidade de sabermos ler em uma sociedade letrada como a nossa, a qual exige a pratica eficiente da leitura. Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das idéias, vivências, sonhos, etc.

Segundo estudiosos, existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler: ler por prazer, ler para estudar e ler para se informar. Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc. Assim, o leitor mergulha no texto e se confunde com ele, em busca de seu sentido. Isso é o que afirma Barthes (2006), quando compara o leitor a uma aranha

[...] o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido - nessa textura -, o sujeito se desfaz nele, qual uma aranha que se dissolve ela mesma nas secreções construtivas de sua teia. ( BARTHES, 2006)

A leitura voltada para o estudo é cobrada, dos educandos, desde o início da sua vida escolar, porém existem alguns fatores que interferem neste processo uma vez que formar alunos leitores exige do professor preparação e momentos de estudo.

Uma das formas de adquirimos informação é através da leitura e quando esta é realizada de forma dinâmica e descontraída pode proporcionar conhecimentos múltiplos ao leitor.

A leitura quando bem mediada deve provocar prazer no indivíduo, emocionado-o, levado-o a conhecer outros mundos e provocando-o à expansão do "eu". Sobre isto Alves ( 2005) nos diz que

"... Leiam esse livro. Ruminem. Depois de ruminar, escrevam os pensamentos que vocês pensaram, provocados pelos pensamentos do autor. Os pensamentos dos outros não substituem os seus próprios pensamentos. Somente os seus pensamentos estão vivos em você. Um livro não é para poupar-lhes o trabalho de pensar. É para provocar o seu pensamento.” (ALVES, 2005)

Diante das colocações apresentadas evidencia-se a necessidade de investirmos na formação de alunos e de professores leitores, capazes de perceber a leitura como uma atividade prazerosa e também importante para o cidadão, pois o condiciona a exercer o seu papel social de forma plena e consciente.

Um comentário:

Revsita Letras Ponto e Vírgula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.