quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PRÉ-PROJETO DE INTERVENÇÃO - C8 - BIOLOGIA

CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA MUDANÇA DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DISPONIBILIZADOS PELAS NOVAS TECNOLOGIAS

Rizodalva Souza Pires de Souza - Vítor Alves de Souza Lima - Márcia Valéria Gaspar de Souza

TEMA:
Diante das análises, pesquisas e observações realizadas pelo grupo, identificamos uma problemática que pretendemos trabalhar durante o nosso estágio para resolvermos com o projeto de intervenção, cujo tema é: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA MUDANÇA DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DISPONIBILIZADOS PELAS NOVAS TECNOLOGIAS.

PROBLEMATIZAÇÃO:
Durante as observações realizadas numa escola da Rede Municipal de Lapão-Ba, nas turmas de 5ª e 6ª série, percebemos que os alunos enfrentam dificuldades de compreensão dos conteúdos de ciências e de acordo com os registros da Secretaria de Educação, constatamos que a disciplina ciências é a segunda em reprovação, perdendo apenas para matemática. Este fato nos deixou bastante preocupados, pois consideramos ciências uma das disciplinas do currículo escolar, importantíssima para a formação cidadã dos alunos. Em pesquisa com alunos do ensino fundamental II, percebemos que os professores ensinam a disciplina ainda de forma tradicional, descontextualizada, utilizando na maior parte do tempo o livro didático e os exercícios contidos nele, transformando o ensino de ciências num momento sem atrativo para os alunos. Diante dessa constatação, resolvemos elaborar o projeto de intervenção: Contextualizando o Ensino de Ciências através da Mudança de Estratégias Metodológicas e dos Recursos disponibilizados pelas Novas Tecnologias, para intervir nessa situação, contemplando não só o problema de metodologia e recursos utilizados pelo professor como também as dificuldades dos alunos com a compreensão/contextualização dos conteúdos trabalhados.

OBJETIVO GERAL:
Promover uma melhoria qualitativa no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Ciências nas turmas de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, diversificando as estratégias metodológicas e os recursos disponibilizados pelas novas tecnologias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Contribuir com o aumento do desempenho dos professores em sala de aula;
· Contribuir com o aumento da auto-estima em relação á disciplina de Ciências, bem como com o do rendimento dos alunos;
· Compreender a importância do ensino de Ciências para o nosso cotidiano;
· Propor aos alunos atividades que despertem o interesse e o gosto pelos conteúdos de ciências;
· Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo;
· Valorizar o conhecimento de novas descobertas;
· Participar de diferentes situações de aprendizagem;
· Valorizar as novas tecnologias como instrumento de aprendizagem;
· Promover a interação entre as atividades programadas com os pais dos alunos e com os professores;
· Incrementar a participação de membros da comunidade com as atividades de pesquisa dos alunos;

HIPÓTESES:
Pensamos que o ensino de ciências nas escolas públicas de Ensino Fundamental, ainda é concebido na visão tradicional de transmissão de conhecimentos através dos conteúdos expostos nos livros didáticos, o que torna o estudo desses conteúdos descontextualizados e sem significado para a vida do aluno fora da escola.
Portanto, temos a idéia (concepção) de que a disciplina de ciências na escola é algo vivo e não estático. Pretendemos torná-la viva através das atividades propostas, onde o aluno estará sempre envolvido na construção dos conhecimentos.

JUSTIFICATIVA:
O ensino de Ciências é fundamental para a formação dos alunos, pois, abrange conteúdos significativos para a vida cotidiana fora da escola, como: meio ambiente, saúde, alimentação, orientação sexual, entre outros.
A concepção do Ensino de Ciências Naturais proposta pelo PCN é de suma importância para o desenvolvimento do aluno, pois é uma concepção que busca a aprendizagem através da prática, isso reforça e dá mais significado a mesma, levando o próprio aluno a buscar o conhecimento através de investigações, levantamento de hipóteses, trabalhando de forma a redescobrir conhecimentos. A preocupação de desenvolver atividades práticas começou a ter presença marcante nos projetos de ensino e nos cursos de formação de professores. O objetivo fundamental de ensino de Ciências Naturais passou a ser dar condições para o aluno vivenciar o que se denominava método cientifico, ou seja, a partir de observações, levantarem hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando for o caso.
Segundo Assmar (apud. Guerra 1998), a contemporaneidade conduz, continuamente, à busca de novos conhecimentos e isso obriga o homem a definir novos caminhos e a adotar novas posturas e comportamentos marcados por mudanças constantes. A escola não pode se afastar das exigências contemporâneas sob pena de deixar de cumprir a sua missão: produzir e disseminar o conhecimento. Consolidar formas competentes e contextualizadas de aprendizagem exige que a escola assuma modalidades avançadas de investigação e de produção de conhecimento.
De acordo com Guerra (1998), a idéia do fazer, do inventar, do criar extrapola a prática de mera transmissão de conhecimentos pelo professor e a postura de passividade do aluno na sala de aula e resgata a interação do homem com o objeto do conhecimento. Pensamos que, assim como a vida, a sala de aula é espaço para observar, explorar e construir, é local de lançamento de desafios, de vivências, de busca de soluções, de interações. Assim, as atividades organizadas pelos educadores na sala de aula devem proporcionar liberdade para as ações dos educandos porque, com relação ao conhecimento, lidamos com processos, com algo inacabado e, como tal, a ser construído.


Como mediadores deste processo de aprendizagem, nosso objetivo será proporcionar ao professor a oportunidade de compreender o processo de aprendizagem dos diversos conceitos propostos pelos conteúdos de ciências, viabilizando em sala de aula as condições para que o mesmo se constitua. O trabalho será desenvolvido com alunos de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino do Município de Lapão-BA, professores, corpo administrativo da escola, pais e comunidade.
.
METODOLOGIA:
· Produção textual: serão utilizados textos xerografados, textos de revistas, jornais, livros e internet, leitura de imagens, documentários e filmes, como instrumentos para a realização da produção textual, utilizando as novas tecnologias (computador, Internet, TV e DVD).
· Experiências de “laboratório”: pesquisa, coleta de material, análise e produção escrita (texto, relato, relatório, etc.);
· Aula Viva: aula realizada fora do ambiente escolar, com observação, pesquisa, entrevista e produção de painel com imagens e textos sobre a atividade, utilizando como recursos câmera fotográfica, papel metro, piloto, fotografias, cola, tesoura, etc.;
· Projeto caatinga: pesquisa, visita, debate, entrevista e sistematização dos conhecimentos com a produção de um documentário.
· Oficinas: jogos diversificados sobre os conteúdos de Ciências.
· Pesquisa na internet: utilizar os computadores do Ponto de Cultura para pesquisa e outras atividades.
· Palestra: realizar palestra sobre temas relacionados ao meio ambiente e saúde.

RECURSOS:
· MATERIAIS: TV, DVD, Filmes, Documentários, computador, retro-projetor, livros, revistas, jornais, textos da internet, fotografias, obras de arte, quadro negro, giz, papel metro, ofício, cartolina, lápis, caneta, lápis de cor, lápis piloto, tesoura, cola, fita adesiva e etc.
· HUMANOS: Alunos, professores, coordenador, corpo administrativo da escola, pais e comunidade.

CRONOGRAMA:
JULHO
· Apresentação do projeto para os professores e a direção da escola;
· Apresentação do projeto para os alunos das turmas de 5ª e 6ª séries da escola;
· Início das atividades de co-participação.
AGOSTO
· Término da co-participação;
· Início das atividades de regência;
· Atividades extraclasses com os alunos, professores, pais e comunidade.
SETEMBRO
· Término das atividades de regência;
· Atividades extraclasses com os alunos, professores, pais e comunidade;
· Encerramento do estágio.
· Produção do relatório parcial individual.

RESULTADOS ESPERADOS:
Esperamos alcançar com a realização deste projeto, uma maior compreensão, por parte dos professores e dos alunos, dos conteúdos abrangidos na disciplina de ciências, através de mudança nas estratégias metodológicas e dos recursos disponibilizados pelas novas tecnologias, contextualizando-os, o que contribuirá para o desenvolvimento cognitivo e social dos atores envolvidos no processo.

REFERÊNCIAS:
GUERRA, Denise M. de Jesus. Experimentando e Descobrindo Ciências. Salvador: Tamta, 1998.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Ciências Naturais – 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Um comentário:

dinafportugues disse...

Olá, pessoal!
Gostei muito do pré-projeto de vocês. É prático e muito significativo. Estava buscando algo parecido, pois não sabia como orientar uma atividade envolvendo a produção de projetos voltados para a região para serem produzidos e desenvolvidos pelos alunos no laboratório de informática no curso de formação de professores de Biologia e vocês mostraram-me o caminho, pois estou cheia de grandes idéias.
Muito obrigada, Dinamara Ferreira (Profª de Língua Portuguesa da Rede Pública e Privada Superior de Ensino de Belém do Pará)